O que é Psicologia Perinatal?
É um campo da psicologia que envolve tudo que se refere à maternidade. Trabalha-se com suporte psicológico à mulher que está tentando engravidar, à gestante, à parturiente e à mãe. Abrange, também, o atendimento aos pais em processo de adoção e os pais que vivenciaram o luto perinatal.
Quais são os benefícios psicologia perinatal?
A psicologia perinatal oferece acolhimento, autoconhecimento e suporte à mulheres que estão passando por alguma dificuldade em relação à maternidade, permitindo que ela busque seu reequilíbrio emocional e tenha uma vida mais saudável.
Dentre diversas questões pessoais que surgem para cada mulher de forma individual, a psicologia perinatal costuma trabalhar com alguns aspectos que são vistos com frequência nas diferentes fases da maternidade:
* Para tentantes: O psicólogo poderá ajudar a diminuir a ansiedade e a alta expectativa de engravidar, trabalhando questões emocionais que possam estar interferindo no processo, tornando-o mais leve.
* Para gestantes: O psicólogo poderá ajudar a compreender as mudanças decorrentes dessa fase e trabalhar questões como carreira, expectativas, manifestações corporais, relacionamento, planejamento familiar, inseguranças e medos em relação ao parto, tornando esta fase menos ansiosa e preparando melhor a mulher emocionalmente para o pós parto.
* Para parturientes: O psicólogo pode estar na sala de parto auxiliando a mulher e seu acompanhante em relação às angustias, inseguranças e medos que possam surgir, possibilitando a vivência de um parto mais tranquilo.
* Para puérperas/ mães: O psicólogo pode ajudar a lidar com as ambivalências de sentimentos típicos dessa fase, bem como auxiliar no processo de adaptação à maternidade.
* Mães (e pais) em processo de adoção: O psicólogo pode ajudar os pais a se prepararem emocionalmente para a chegada do filho.
* Mães (e pais) em processo de luto perinatal: O psicólogo pode ajudar nesse processo tão difícil auxiliando-os a elaborar melhor essa dor.