Há tempos atrás a função da mulher era cuidar dos filhos e da casa enquanto o marido trabalhava fora e trazia o sustento para o lar. 

Com a ajuda do movimento feminista, a mulher começou a ganhar mais espaço no mercado de trabalho e hoje ela não só pode trabalhar como, na maioria dos casos, precisa. Ela passou a assumir tanto o papel de cuidar do lar e dos filhos como trabalhar fora e sustentar a casa.

Porém, essas mudanças de papéis trouxe um grande impasse, como diz Vera Iaconelli “A sociedade exige que as mulheres trabalhem como se não tivessem filhos e sejam mães como se não trabalhassem fora. Uma conta que não fecha”. 

Há mulheres que acabam abrindo mão da maternidade ou adiando os planos de ser mãe pois não veem a possibilidade de encaixar a maternidade em sua vida profissional. Enquanto outras sofrem as consequências de investir na maternidade abdicando de sua carreira.

A sociedade cobra cada vez mais que a mulher seja bem sucedida profissionalmente e fica claro o impacto que um filho causa em sua carreira quando vemos uma pesquisa realizada pela FGV EPGE, apontando que 48% das mulheres, entre 25 a 35 anos, que saíram de licença-maternidade entre 2009 e 2012, estavam fora do mercado de trabalho um ano após o início da licença.

A maternidade é transformadora na vida de uma mulher e essa transformação reflete diretamente em sua carreira. Após ser mãe, ela não é mais a mesma de antes. Este novo papel ocupa um grande espaço em sua vida e ela vai descobrindo, aos poucos, como conciliá-lo com seus demais papéis .

Muitas mulheres se sentem culpadas no retorno ao trabalho, percebem-se divididas entre não estar entregando o quanto gostariam nem como mãe e nem como profissional, mas afinal, como se dedicar tanto a duas tarefas que tanto exigem? Como diz Vera “uma conta que não fecha”.

Portanto, se você está se sentindo dessa forma, acredite… não é só sobre você. Isso é reflexo de uma sociedade que ainda vê muito pouco a maternidade como um trabalho tão árduo e tão pouco valorizado, que ainda pouco respeita esse momento de transformações, adaptações e muitas vezes sobrecarga da mulher . 

Guarde essa frase com muito carinho: Você está fazendo o seu melhor!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: