“Não fique ansiosa porque isso pode dificultar você engravidar” Essa é uma frase muito comum de se ouvir.

Mas será que isso é verdade?

A resposta é: depende do grau de ansiedade.

Eu não consigo imaginar uma pessoa que não tenha o mínimo de ansiedade quando decide que é hora de ter um bebê. São diversos planejamentos, questionamentos, dúvidas, sentimentos, sem contar aquele momento em que você chega perto do período de menstruação e precisa aguardar para ver se engravidou ou não, tudo isso gera ansiedade.

Quanto mais os meses vão passando, mais a ansiedade vai aumentando e  aquela “pulga atrás da orelha” se realmente ela vai conseguir engravidar começa a surgir. Quanto mais o tempo passa, mais os pensamentos costumam ficar voltados para a  gravidez e a mulher começa a pesquisar técnicas que possam ajudar a engravidar, acompanhar rigorosamente os dias férteis, seguir mil conselhos de parentes e amigas… e tudo isso contribui para que? Para deixá-la ainda mais ansiosa.

Mas afinal qual a relação entre ficar ansiosa e não conseguir engravidar?

Em alguns casos, quando o nível de ansiedade está alto pode haver um desequilíbrio hormonal, o que leva a irregularidades no ciclo menstrual, sendo mais difícil identificar o período de fertilidade da mulher. Além disso, a   tensão excessiva pode dificultar a fecundação e a fixação do óvulo no útero. Mas entenda, estamos falando de um grau ELEVADO de ansiedade.

Cada mulher é única e cada organismo tem seu tempo, portanto se você tem a sensação de que todas a sua volta estão engravidando facilmente e você não, pare agora de pensar isso! É aconselhado investigar possíveis problemas de fertilidade em torno de um ano tentando engravidar (tentando mesmo!) e mesmo assim levando diversos outros fatores em consideração.

Para conter a ansiedade nesse processo é importante ocupar seu tempo com atividades que te dão prazer e te distraem, que não estejam ligados à maternidade. É um treino mesmo, você precisa se policiar, quando perceber que a ansiedade está vindo respire fundo, tome consciência disso e procure mudar o foco do seu pensamento. Exercícios físicos ajudam bastante a controlar a ansiedade.

Criar momentos agradáveis e de descontração com o parceiro é uma alternativa interessante, já que muitas vezes a relação sexual pode ficar diferente quando se está tentando engravidar.

Se você tiver dúvidas de como está seu nível de ansiedade, procure um psicólogo. Existem testes que ajudam a avaliar o grau de ansiedade e, além disso, a psicoterapia costuma ajudar bastante nesse momento processo de engravidar. Sabemos o quanto corpo e mente estão interligados.

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